COMUNICAÇÃO E MARKETING: Google vai punir sites com pop-ups irritantes

Lidar com audiência na internet exige atenção a uma série de detalhes para tornar o seu site interessante e estimular o acesso. Um conteúdo mal elaborado, uma foto mal escolhida ou um anúncio insistente e chato podem minar a sua credibilidade online e tornar o seu produto digital menos atrativo. E as consequências de uma estratégia podem vir não só de seu público consumidor, mas também daqueles que são essenciais para o seu trabalho no ambiente digital.

No segundo semestre de 2016, a Google divulgou um comunicado explicando que algumas mudanças seriam feitas nos parâmetros que norteiam o sistema de ranqueamento da sua plataforma de busca. Entre as mudanças, que já irão valer em 2017, está a baixa tolerância com sites mobile que possuem pop-ups considerados irritantes. Quem utilizar esse artifício corre o risco de ver o seu alcance orgânico diminuir no buscador da Google, o mais utilizado no mundo.

O objetivo da empresa é melhorar a experiência para as pessoas que utilizam o seu sistema para sanar dúvidas. Por exemplo, você pesquisa em seu smartphone e chega a um site que possui um pop-up que cobre todo o conteúdo, isso, certamente, atrapalha a sua navegação. Agora, a Google irá penalizar esses domínios com perda do alcance orgânico – uma consequência para aqueles que não se preocupam em oferecer boas experiências para os internautas.

Apesar das mudanças, uma página que possuir um conteúdo abrangente e relevante continuará aparecendo nos resultados de buscas – até mesmo ocupar espaços de destaque –, mas certamente terá um desempenho pior se utilizar os pop-ups irritantes. A partir deste ano, portanto, é preciso ficar ainda mais atento aos modelos de acessibilidade de seu site e buscar sempre oferecer as melhores experiências para quem consumir os seus conteúdos.

Gustavo Linhares 

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